Olá, amigos investidores!
O Twitter não gostou muito de Elon Musk ter feito uma oferta para a compra da companhia inteira. Infelizmente minha visão sobre isso acaba passando por alguns pontos ideológicos. Apesar de comentar nada sobre assuntos ideológicos no site, o Twitter teve uma atitude condenável, na minha opinião e agora vou comentar alguns pontos.
Se você ainda não acompanhou o que aconteceu, o bilionário Elon Musk comprou 9,2% das ações do Twitter. Portanto, passou a ser o maior acionista da Empresa. Pouco tempo depois, fez uma oferta para comprar a companhia por mais do que ela estava valendo no momento.
Enquanto as ações do Twitter estão sendo negociadas em torno de U$ 48, Musk ofereceu U$ 54,20 por ação. Acontece que os diretores do Twitter resolveram aplicar a chamada “Poison Pill”.
Twitter é um bom investimento?
Eu já tinha pensado em escrever sobre o Twitter, portanto, antes de comentar o que aconteceu com Elon Musk, vou tecer um breve comentário sobre o que acho da Empresa como investimentos.
Particularmente gosto do case de Twitter, mesmo não tendo ações dela ainda. No entanto, admito que é a maior plataforma de troca de mensagens, naquele formato, que existe hoje. Outras plataformas surgiram como a GETTR e a Parler mas elas não tem a mesma aderência como o passarinho azul.
Além de ter receita proveniente de anúncios, o Twitter também utiliza outras ferramentas, sendo, inclusive, uma das primeiras a utilizar autenticação de NFT em sua plataforma. Existe bastante assunto para explorar e podemos fazer isso em outros posts.
Portanto, ainda vejo a Empresa como um bom investimentos mas não compraria agora por conta dessa polêmica com o Musk. Acredito que ele vá vender suas ações e o preço pode cair mais ainda.
Vamos agora ao que está acontecendo entre o passarinho azul e o homem mais rico do mundo.
Treta entre Twitter e Elon Musk
Elon Musk é o homem mais rico do planeta, atualmente, e é um cara bem polêmico. Ele é bem assíduo no Twitter e parece ser uma pessoa que defende bastante a liberdade de expressão. Bilionário e jogador como é, resolveu então, comprar ações do Twitter tornado-se o maior acionista da Empresa.
A posição de Musk agora é de 9,2% da Empresa, no entanto, não satisfeito com as política da plataforma que até excluiu o perfil do ex presidente americano Donald Trump, Musk resolveu fazer uma oferta maior na Empresa.
Na semana passada ele formalizou junto a SEC (Secure Exchage Commission), uma oferta de compra da totalidade do Twitter pelo preço de U$ 54,20 por ação. Entretanto a Empresa acionou um mecanismo chamado “Poison Pill” para barrar essa possibilidade por Musk ou qualquer outro acionista.
Poison Pill
A Poison Pill é um mecanismo que permite que uma empresa ofereça novas ações com desconto aos seus acionistas, diluindo assim o acionista que tenta comprar uma certa quantia de ações sem aprovação do conselho de diretores.
Neste caso, como Elon Musk pode comprar mais ações, o conselho de diretores do Twitter resolveu aplica a medida e evitar que Musk tome o controle da Empresa.
Considero essa medida muito ruim para a Empresa, pois uma vez que Musk pode resolver vender todas as suas ações derrubando o preço. Até poderia ser um gatilho de recompra daqui um tempo mas ainda assim a atitude da Empresa mostra que há um certo viés entre os diretores.
Censura nas redes sociais?
Todos nós acompanhamos, diariamente, as guerras de narrativas e a censura que várias plataformas aplicam aos seus usuários. No Brasil ainda temos um monte de políticos e outros integrantes de órgãos público ratificando uma certa censura alegando fake news.
Tudo isso leva à sanções financeiras às empresas de redes sociais e também a uma polarização maior entre os usuários. O maior ícone dessa censura, ao meu ver, é a exclusão de Donald Trump do Twitter.
E o fato de a Empresa aplicar uma medida para não permitir que uma pessoa compre a Empresa com a intenção de deixar-la mais liberal e sem censuras, acaba me preocupando.
Diretores minoritários
E o pior disso tudo é que, no caso do Twitter, a decisão foi tomada por pessoas que detêm muito pouco em ações da Empresa. Confira o quadro abaixo com a quantidade de ações dos diretores.
Me pareceu aqueles burocratas que não criam riqueza mas decidem sobre o que os outros devem fazer. Digo isto no sentido de que Musk tem dinheiro para comprar o Twitter inteiro mas alguns diretores, com altos salários, que detém quase nada das ações, decidem o que é melhor para a Empresa.
Ressalto que neste caso é uma empresa de capital aberto e consequentemente com resultados bons, tanto é que tem o valor que tem hoje.
O problema ao meu ver neste caso é que a decisão é manter como está, ou seja, censurando algumas contas que postam conteúdos que desagradam alguns. Deveríamos ter uma plataforma mais livre.
Considerações Finais
Twitter e Elon Musk em uma grande polêmica. De um lado Musk tentando libertar o Twitter das amarras ideológicas. Por mais que você pode dizer que não é, tem um viés sim.
De outro lado, Twitter censurando e colocando contas que não seguem suas “políticas” nas sombras. De qualquer maneira eu fico afastado do Twitter como investimentos até que isso tudo se defina.
E você? O que acha de toda essa treta entre Musk e Twitter?
Bons investimentos.
Alex.
Acho a maior babaquice que os diretores precisam ter acoes da empresa. E se eles não acreditam no futuro da empresa? Eu acho que o Twitter não tem futuro algum e será o próximo Orkut. Elon musk pode ter boas intenções mas é outro babaca que quer controlar o mundo e tem seguidores como um Jesus 2.0.Vou é deixar o meu dinheiro bem longe destes dois !
Então Renato, o fato de os diretores possuírem ações da empresa que gerenciam é mostrar que o produto que vendem valem tanto a pena que eles mesmo tem capital preso lá e se quebrar, eles quebram.
É o tal skin in The game. Fica difícil você colocar uma parte significativa do seu dinheiro em uma empresa que o próprio diretor não coloca e coloca em outra empresa.
Se você der uma olhada nas SPAC, os sponsors colocam bastante dinheiro pra mostrar que a SPAC é um bom investimento. Eles colocam coisas de 5 a 10 milhões do próprio capital.
Mas por enquanto também não vou adicionar Twitter à carteira.