Olá, amigos investidores!
SoftBank inicialmente era uma empresa de tecnologia mas devido a habilidade de seu proprietário, Masayoshi Son, hoje é um gigante grupo de investimentos. Sua origem é japonesa e ela foi criada em 1981. Se você entrar no site www.softbank.jp, não vai ver nada de diferente de uma loja de eletrônicos. No entanto, SoftBank é um grupo que já investiu em mais de 190 empresas pelo mundo.
Vamos ver neste post as empresas que a SoftBank já investiu e identificar aquelas que são brasileiras.
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.
SoftBank no Brasil
A SoftBank já investiu em vários países e agora adicionou o Brasil à sua lista. Desde 2019 a Empresa tem colocado alguns bilhões por aqui por meio de seu fundo Innovation Fund. Ao todo, 5 bilhões de dólares devem ser investidos na America latina.
Com a “generosidade” do fundo para a América Latina, algumas empresas brasileiras passaram a receber investimentos direto da SoftBank. Já faz uns 6 meses que eu ouvi um podcast ( desculpem mas não lembro onde) que falava das operações do SoftBank no Brasil. Na ocasião, o representante da Empresa no Brasil estava explicando os investimentos.
É certo que 2020 foi um ano atípico e a SoftBank não teve um resultado tão expressivo mas já em 2021 a situação mudou. Ele não fizeram apenas investimentos em empresas vencedoras, também fizeram investimentos em algumas empresas que ainda não trouxeram lucro.
Considerando algumas perdas nessas empresas, o SoftBank continua com um resultado muito positivo. No ano fiscal terminado em março de 2021, a Empresa somava algo em torno de 45 bilhões de lucro. E aqui que entra o poder da diversificação.
SoftBank e o poder da diversificação
Como comentei acima, SoftBank iniciou como uma loja de tecnologia mas como o tempo foi se especializando em adquirir negócios. Hoje os fundos do SoftBank investem majoritariamente em startups e empresas em franco crescimento. Como veremos na imagem abaixo, ao todo são mais de 140 empresas que já receberam funding.
O Brasil já está neste lista com várias empresas, a última delas foi a nossa já conhecida Avenue. A corretora americana criada pelo Roberto Lee e seus sócios, recebeu 30 milhões de dólares. Isso foi muito bom para nós porque a Avenue está crescendo e agora já oferece conta bancária em dólar e cartão de débito.
O gráfico abaixo é muito interessante e foi retirado do site CB Insigths. Caso desejar ler o post, clique aqui.
Observando as empresas que receberam investimentos do SoftBank, consigo identificar algumas brasileiras como: Loggi, Rappi, Descomplica, Madeira Madeira, Tempo, Gympass, Mercado Bitcoin, Quinto Andar, HashDex, Contabilizei e Avenue Securities.
Podemos ver no gráfico que a carteira de investimentos do SoftBank é bem diversificada. O portfólio está diversificado entre países e setores. Cada bolinha colorida representa um setor de investimentos como saúde, fintech, varejo e consumo, dentre outras.
Contudo, nem tudo são flores. Algumas empresas que receberam funding não tiveram, até hoje, um resultado positivo. Empresas como a Uber e Wework também estão no portfólio deixando uma marca negativa.
Como investir no SoftBank?
Na verdade a intenção deste post não é falar do SoftBank como uma possibilidade de investimento. Eu queria era apenas trazer a informação sobre a Empresa e quais iniciativas brasileiras receberam aportes.
No entanto, ao pesquisar um pouco mais sobre o SoftBank, vi a área de relacionamento com o investidor no site. Entretanto, mesmo que seja bem promissor investir na Empresa, ter uma participação não é assim tão simples.
O SoftBank é negociado na bolsa de Tokyo sob o ticker 9434. A maneira mais fácil de investir é por meio da corretora Interactive Brokers. Lá você tem a opção de investir em diversos países diretamente.
Dividendos, recompra de ações e 5G
O SoftBank tem uma política de pagar dividendos duas vezes ao ano. Atualmente seu dividend yield está em torno de 5,5%. Além de pagar um ótimo dividendo, a Empresa também tem uma política de recompra de ações. Isso é muito interessante para aumentar sua porcentagem no total de ações da empresa.
Além da política de dividendos e de recompra de ações, o SoftBank está focado também em acelerar a implantação da tecnologia 5G. Vamos aguardar para ver quais empresas receberão investimentos.
Considerações Finais
O SoftBank investe em empresas do mundo todo e agora o Brasil está incluído nessa lista. Grande empresas brasileiras receberam alguns milhões de dólares e expandiram seus negócios.
O que era uma lojinha de tecnologia se expandiu e virou uma das mais importantes empresas de investimentos em startups. Esperamos que os investimentos não abrem por ai e que possamos ter muito mais capital em empresas brasileiras.
E você? Já conhecia o SoftBank?
Bons investimentos!
Alex.