Olá, amigos investidores!
A Micron é uma empresa de tecnologia, líder mundial em soluções inovadora de memória e armazenamento. A Empresa já está no mercado há mais de 40 anos e cada ano que passa surpreende com seus resultados.
Em julho de 2021 eu já havia feito um post comentando do forte resultado que a Micron tinha tido. naquele trimestre e como seu preço estava atrativo. Ao que tudo indica, estamos novamente neste cenário de bons resultados e ótimo preço.
Entretanto, na ocasião anterior, o preço do ativo estava em torno de U$ 77,00. Hoje, Micron está sendo negociada com o preço de dezembro de 2020, custando U$ 72,00. No entanto, apesar de estar “mais barato” do que ano passado, os resultados estão muito positivos.
Vamos dar uma olhada em alguns dados sobre a Micron, porém relembro que este post é apenas para fins de estudos e não consiste em recomendação de compra ou venda.
Eu sou investidor de longo prazo em Micron tendo feito algumas compras ao longo do tempo o que me deixa com um preço médio de U$ 47,82.
Micron e seu forte resultado trimestral
Foi exatamente este título que utilizei no post de junho de 2021. Naquela ocasião a Empresa teve uma receita de U$ 7,42 bilhões contra U$ 6,24 bilhões do trimestre anterior. O fluxo de caixa operacional era de U$ 3,56 bilhões.
No entanto, já para este trimestre, a receita chegou a U$ 7,8 bilhões com um aumento de 25% em relação ao segundo trimestre de 2021. A margem bruta foi de 47,3%, ficando 20,9% acima do mesmo trimestre do ano passado. O fluxo de caixa operacional foi um pouco maior que o ano anterior fechando em U$ 3,6 bilhões.
Tendo gerado U$ 1 bilhão em fluxo de caixa livre neste trimestre, a Empresa agora possui U$ 4,86 bilhões no total. Seu P/L está em 9 e seu EV/EBTIDA em 4,48, ou seja, são bons indicadores para uma empresa de tecnologia.
Cabe ressaltar que além de ótimos indicadores, a Micron ainda tem um programa de recompra de ações que vai trazer mais valor ao acionista. Portanto, preço baixo, ótimos indicadores e recompra de ações fazem um bom negócio para o investidor. Mas não é só isso.
O potencial de crescimento da Micron Technology
A Micron tem grande potencial de crescimento devido a ser líder no setor de memória e armazenamento. A demanda por memória e armazenamento é muito grande indo desde simples brinquedos, passando por telefones celulares e veículos elétricos, até os grandes data center.
Micron é uma empresa que se beneficia com a chegada do 5G e seus desdobramentos no mundo. São mais de 10 bilhões de devices que serão trocados para atender à tecnologia.
A maior parte da receita da Micron vem das memórias DRAM. Ao todo, 73% da receita vem deste segmento e 25% vem das memórias NAND. Já a receita por Business Unit, tem a parte de computer and networking (CNBU) com maior participação. Entretanto o setor Mobile (MBU) está em segundo lugar, conforme a imagem abaixo.
Contribuindo para o excelente resultado, a receita aumentou 25% devido à redução no custo dos produtos e a ausência de concorrente à altura. Uma grande concorrente da Micron é a Huawei, no entanto, esta empresa tem dificuldades de operar em diversos países.
Considerações Finais
Como vimos, Micron teve um resultado trimestral surpreendente. Teve receita crescente ano a ano, fluxo de caixa livre aumentando em U$ 1 bilhão, redução dos custo e aumento no preço dos produtos.
Entretanto, o preço do ativo caiu de U$ 85 para U$ 72. Para quem é investidor de longo prazo e quem acredita que a demanda de memória e armazenamento só vai aumentar, vale a pena o estudo mais aprofundado de Micron para colocar em carteira.
Portanto, continuo investidor de longo prazo em Micron, e você? Já é investidor? Gosta do case? Qual é seu preço médio? Deixe suas opiniões aqui nos comentários.
Bons investimentos.
Alex.