Olá, amigos investidores!
O ano começou e a hora de acertar as contas com o leão está se aproximando. Todos os anos surge aquela preocupação de como declarar os dividendos e os investimentos no exterior. Apesar de não ser difícil, muitas pessoas acabam desistindo de investir por conta da declaração.
Visando facilitar a vida de quem recebe dividendos no exterior, vou deixar aqui, a tabela com o valor do dólar a ser usado na sua declaração de dividendos recebidos no exterior.
Qual dólar utilizar para declarar dividendos recebidos no exterior?
Em primeiro lugar vamos relembrar uma coisa importante. Existem três cotações de dólar diferentes que precisamos usar ao declarar os dividendos, os investimentos e quando vendemos um ativo. Muitas pessoas confundem isso e a Receita Federal do Brasil não é muito clara.
Quando você for declarar os ativos que tem em sua carteira, você vai usar o dólar do último dia útil do ano. Quando você compra um ativo, você vai usar como base o dólar de venda do dia da compra. Quando você vende um ativo, você usa o dólar de compra do dia da venda. Esses dois últimos é para fazer o cálculo do ganho de capital.
Quando você for declarar dividendos recebidos no exterior, você vai usar o dólar de compra do último dia útil da primeira quinzena do mês anterior. E sim, você terá que pegar essa cotação no site do Banco Central do Brasil, entretanto, se você utilizar a corretora Avenue e realizar o câmbio sempre pelo sistema deles, você terá esse relatório completo sem necessidade de anotar nada.
Planilha gratuita de controle de investimentos
Quando investimos, seja no exterior, seja no Brasil, é importante registrar todas as nossas operações. Para isso usamos planilhas. Portanto, eu disponibilizo uma planilha que já contém os campos importantes que devem ser anotados para calcular seu imposto.
Se você ainda não tem a planilha, clique aqui e baixe a sua. Lá você poderá controlar seus recebimentos de dividendos, o preço de custo do envio do dólar, o ganho de capital, a porcentagem que seus ativos estão tendo mês a mês e mais um monte de informação legal.
Se você não utiliza a Avenue, sugiro que baixe a planilha parra controlar seus dividendos recebidos. Se você utiliza, pode pegar o relatório que eles fornecem no início do ano, antes da declaração iniciar.
Caso você ainda não tenha conta na Avenue, clique aqui e abra sua conta agora.
Pegue aqui a Cotação do dólar para ser usado ao declarar dividendos recebidos no exterior
As informações desta tabela foram tiradas do site do Banco Central do Brasil, considerando a cotação do último dia útil da primeira quinzena do mês anterior.
Considerações Finais
Muitas pessoas desistem de investir no exterior por conta da declaração do imposto de renda, no entanto, se você se organizar direitinho e usar a planilha disponibilizada, não será difícil fazer sua declaração.
A questão dos dividendos é mais tranquilo ainda uma vez que já fica retido 30% e não precisamos pagar nada, apenas declarar. Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.
Bons investimentos.
Alex.
Rapaz que template horrivel este seu. Propaganda a sair pelos olhos e os comentarios nao vao quando clica em publicar. da uma melhorara nissoae
Obrigado pelo feedback. Os comentários são moderados para evitar spam e comentários ofensivos.
Bons investimentos!
“vai usar o dólar de compra do último dia útil da primeira quinzena do mês anterior” Que viagem !!!
Sempre usei o dolar oficial do site do tesouro americano e nunca tive problema
https://fiscaldata.treasury.gov/datasets/treasury-reporting-rates-exchange/treasury-reporting-rates-of-exchange
Olá Rafael.
Sim, utilizo o dólar de compra do último dia útil da primeira quinzena do mês anterior porquê é o que está escrito nas orientações da própria Receita Federal do Brasil.
Veja que viagem….o dólar de compra do último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ..não consigo nem raciocinar o que isto quer dizer. RFB é uma piada sem graça, bando de vagabundos
Realmente Rafael, eles não fazem nada para facilitar a nossa vida. Mas se você utilizar a Avenue, eles fornecem todos esses dados para você. Somente se você utilizar outra corretora como a Interactive Brokers ou TD Ameritrade, você precisará controlar os preços do dólar.