Olá, amigos investidores!
A Leggett & Platt é uma empresa centenária que acaba de entrar para a lista das Dividend Kings, ou seja, empresas que pagam dividendos crescentes e ininterruptos há mais de 50 anos.
Falando ainda em dividendos crescentes e ininterruptos, a Empresa paga um dividendo considerado alto para os padrões dos ativos resilientes e da lista das dividend aristocrats, portanto, torna-se uma empresa muito atraente. Vamos ver um pouco sobre a Empresa.
Leggett & Platt – We make life more confortable
A Leggett & Platt iniciou sua operação em 1883 quando J.P. Leggett criou uma mola de bobina de aço e, juntamente com C.B. Platt, formaram a Leggett & Platt. Já em 1885 a mola foi patenteada.
De lá para cá a empresa foi crescendo construindo fábricas e fazendo aquisições de pequenas empresas. Em 1979 ela tornou-se uma empresa listada na bolsa de valores sendo negociada na New York Stock Exchange -NYSE. No entanto, o IPO da Empresa foi em 1967.
Na década de 90 a Leggett & Platt entra no mercado de pisos e de alguns produtos automotivos. Neste momento a Empresa já atua em vários segmentos indo desde molas até tecidos e de camas até itens aeroespaciais.
Mercado da Leggett & Platt
Atualmente a Empresa está exposta a 3 mercados distintos. Produtos de cama, produtos especializados e mobília para escritórios, residências e uma parte têxtil. No entanto, a abrangência é mundial.
São vários produtos fabricados como molas para colchões, camas ajustáveis, componentes automotivos e aeroespaciais, cilindros hidráulicos e sistemas lombares.
A maior parte de seu mercado está no segmento de cama e derivativos. Este segmento representa 50% de sua receita. Entretanto, o maior mercado ainda são os Estados Unidos, representando 65%, seguido da Europa com 12%.
Uma forte característica da Empresa é a sua diversificação de produtos e abrangência internacional. Pesa a favor a baixa concorrência de peso, deixando espaço para Empresa dominar o mercado.
Pontos fortes da Leggett & Platt ao longo dos anos
Para que uma empresa tenha sucesso no longo prazo ela precisa ter muita disciplina e controle de suas finanças. Também precisa realizar aquisições e fusões de modo a ampliar sua área de atuação. A Leggett & Platt é uma empresa que sabe manter a disciplina de crescimento.
Como pontos positivos a Empresa tem um crescimento orgânico constante. Quando falamos de dividendos, ela possui um histórico de 50 anos de pagamento de dividendos crescentes e ininterruptos e no momento em que escrevo este post, o dividend yield está acima de 4%.
Além de pagar altos dividendos, ainda consome pouco da sua receita. Seu histórico de Payout é em torno de 50%. Ou seja, distribuindo apenas 50% da sua receita líquida, deixa espaço para crescer mais dividendos, diminuir dívidas e ainda fazer aquisições.
Por fim, a Empresa anunciou uma recompra de ações o que é sempre positivo para o investidor. Apesar de não ter um crescimento grande ao longo dos anos, a Leggett & Platt mostra-se resiliente à crises que ocorrem de tempos em tempos.
Considerações Finais
Se você procura uma empresa que pague excelentes dividendos e tenha constância no pagamento sem afetar sua capacidade de gerar caixa, então a Leggett & Platt merece sua atenção.
Apesar de não ter um gigante crescimento como as Big techs, a Leggett & Platt mostra-se resiliente à crises e muito disciplina com suas finanças. Seu crescimento orgânico e sua capacidade de realizar novas aquisições a coloca como uma empresa líder no segmento.
E você, o que acha da Leggett & Platt? Deixe sua opinião aqui nos comentários.
Bons investimentos.
Alex.