Como mudar sua conta individual para conta conjunta na Interactive Brokers
Você que já tem conta na Interactive Brokers e que mudar sua conta individual para conta conjunta, fique sabendo que a Interactive Brokers facilitou a mudança de uma conta para outra. Agora partindo da sua própria conta você pode incluir uma outra pessoa e solicitar a transferência dos ativos. Não tem o incômodo de começar do zero incluindo seus dados. Acompanhe este post com um passo a passo de como fazer a mudança.
Conta conjunta na Interactive Brokers
Quando comecei a pesquisar as corretoras para abrir conta e começar a operar no exterior, a Interactive Brokers foi a mais completa que encontrei. Imediatamente abri uma conta individual, transferi o dinheiro e comecei a operar. Mas com o passar do tempo fui pesquisando mais sobre o assunto de investimentos no exterior até chegar a conclusão que o assunto “herança no exterior” e descobrir que era algo que poderia trazer muito trabalho e ainda ser bem custoso. Foi aí que me senti forçado a mudar minha conta de individual para conjunta (joint account).
À época eu enviei um e-mail para a Interactive Brokers perguntado como fazia para trocar de conta e recebi a resposta de que seria preciso primeiramente abrir uma conta conjunta do zero e depois solicitar a transferência de custódia. Não lembro bem se teria que vender ativos para depois recompra-los ou se era taxa pra eles fazerem isso. O fato é que achei até complicado e deixei de lado mas agora ficou bem mais tranquilo.
O fato de ter uma conta conjunta facilita para quem ficar vivo. Caso você investidor venha a falecer, seus beneficiários devem saber o que você tem para pode buscar os direitos. Se souberem que há ativos no exterior mas não sabem como retirá-los de lá, terão que pagar advogado, fazer inventário e pagar taxa de herança que varia de país para país podendo chegar a até 40% nos Estado Unidos. Isso tudo dará muita dor de cabeça além de trazer muitos custos.
Abrindo a conta conjunta a outra parte poderá vender os ativos e retirar o dinheiro sem burocracia. Para isto precisará de uma conta conjunta então veja abaixo como migrar sua conta individual para conta conjunta.
Primeiramente acesse sua conta na Interactive Brokers e no menu lateral acesse: Settings – Account Settings.
Em seguida aparecerá, no menu lateral direito, a opção: Create, Move, Link or Partition an Account. Essas opções permitem que você faça links com outras contas, crie uma conta conjunta, divida uma conta ou até mesmo mova ela para outra conta.
Essas opções estão diretamente ligadas com operadores de contas como terceiro, ou seja, você pode ter um corretor linkado em sua conta para realizar as operações que você desejar. Isso no Brasil não é comum e as pessoas até têm medo de deixar a conta na mão de alguém mas por lá é até comum.
No nosso caso vamos utilizar para criar a conta conjunta então clique na engrenagem para iniciar.
Vai aparecer outra tela com mais algumas opções. Clique na primeira: Create a New individual, Joint or IRA Account that Will be linked to my Existing Account Under a Singles Username and Password.
As outras opções são relacionadas a um assessor ou corretor como comentei acima.
Na sequência em Additional Account Type coloque Joint e em Joint Type coloque Joint Tenants With Rights of Suvivorship. Isto significa que você está abrindo uma conta conjunta com direitos de sobrevivência que no caso significa direito pós morte.
Após, clique em Finish Application para criar o número da conta e habilitar as opções de configuração.
Novamente precisará selecionar o tipo de conta a ser aberta. Lembrando que a conta Cash só permite operar com o dinheiro em conta e a conta margin te permite operar com um tipo de empréstimo. Cuidado quando quiser usar a margem que te oferecem. Pesquise bastante as taxas e o juros cobrado, pode ser muito ruim utilizar a conta margem e pagar juros e taxas sem que seu ativo valorize, pois o prejuízo pode ser grande.
Agora você precisará preencher várias informações pessoais da nova pessoa com a qual está abrindo conta. As suas informações já estão registradas então é só acrescentar da outra pessoa.
Na tela abaixo você irá colocar quanto é seu patrimônio líquido e seu rendimento anual. Pode colocar valores aproximados, é somente para estatísticas.
Mais embaixo na mesma tela você precisa dizer qual é o seu objetivo com os investimentos. Notem que ele não permite colocar opções contraditórias como preservar o capital e especulação. Escolha a opção que melhor se encaixa no seu perfil e siga a diante.
Após dizer o objetivo com os investimentos, precisará preencher a experiência com os investimentos. Selecione a quantidade de anos operando, de trades por dia, total de trades e o nível de conhecimentos que você tem sobre operar na bolsa.
Continuando você terá as opções a serem habilitadas sobre que tipo de operação deseja realizar. É só selecionar entre Bonds, opções, forex dentre outras.
Como trata-se de uma corretora que opera em vários mercados no mundo todo, agora é hora de escolher quais países você quer operar. Pode escolher por continente e depois os países isoladamente.
Como podem perceber, não há a opção de America do sul e muito menos de operar no Brasil.
O Certificate of Tax Residencies é onde você coloca seu CPF e seleciona Brasil como seu país de origem. Isto é para configurar os países que tem acordo de tributação com os Estados Unidos.
Por fim, parece beberia mas já vi muitas pessoas terem dúvidas quanto a assinatura. Na verdade basta escrever seu nome conforme ele mesmo mostrará e pronto, sua assinatura já será verificada.
Agora precisará preencher os dados do segundo titular da conta como beneficiário. É só repetir as informações já introduzidas anteriormente.
Você deverá concordar com os termos da Interactive Brokers para finalizar o cadastro. Caso queira ler todos os acordo, clique no título e depois mantenha em verde (Agree). Por fim, novamente, faça a assinatura apenas digitando o seu nome conforme aparece na tela.
Agora precisará informar como realizará a transferência de valores. Aconselho a utilizar a transferência ACH – Automated Clearing House que é a transferência sem tarifas. Você precisará realizar uma autenticação com a sua conta no banco.
Após selecionar a opção ACH, você terá que inserir os dados do banco. A autenticação é feita em duas etapas. Primeiro o banco vai receber dois valores pequenos, serão centavos mas servem para confirmar sua conta. Depois você entrará na conta na Interactive Brokers e digitará os valores que recebeu na conta.
Não se assuste pois os dois valores entram e saem da sua conta sem que você faça nada. Após essa autenticação sua conta na Interactive Brokers estará linkada com sua conta no banco e já poderá realizar as transferências.
Alguns bancos permitem uma conexão direta com a Interactive Brokers. Para saber se é seu caso, basta ir até a opção Connect Your Bank Account e ver se seu banco consta na lista. Se constar, poderá acessar todas as informações em conjunto facilitando assim as movimentações.
Já adianto que o BB Américas não faz parte desta facilidades. Quem sabe no futuro?
Para finalizar a parte de transferência de valores utilizando ACH ou outro método, verifique sua identidade e os dados preenchidos. Após tudo conferido, faça novamente a assinatura como anteriormente.
A Interactive Brokers utiliza uma forma de autenticação de dois fatores para permitir acesso à sua conta. Utilizando o aplicativo no celular, tanto Android como Apple, você poderá logar em qualquer computador. Para isto precisará cadastrar e confirmar o número do telefone.
Todas as vezes que quiser entrar na sua conta conta, basta digitar no computador e receberá uma mensagem dizendo para confirmar no celular e pronto!
Agora para finalizar você deverá enviar cópia dos documentos de identificação. Para o primeiro titular que já tinha a conta aberta, nada precisará ser feito. Para o beneficiário (Second Holder), precisará enviar os documentos.
Após todos estes passos você deverá solicitar a Interactive Brokers a transferência dos seus ativos. Importante saber que você não poderá ter ordens abertas nem débitos na conta. Deverá estar sem nenhuma pendência.
Eu fiz todos estes passos mas tive um problema na hora de confirmar a nova conta, pois sempre dava uma mensagem de erro. Assim que resolver vou postar aqui como foi a migração exata dos ativos.
Editado: Eu havia reportado um erro na hora de confirmar a nova conta mas foi só entrar em contato com o chat e tudo foi resolvido. Provavelmente não foi um erro e sim um procedimento de verificação para a liberação da conta. Se tiverem dúvidas, entrem em contato com o chat.
Dica do chat: Eles oferecem suporte em alguns idiomas mas não em português. O suporte em diferentes idiomas depende do horário que você entra. Tem hora que só aparecerá inglês e tem hora que aparecerá também espanhol ou francês por exemplo.
Chegamos ao final do passo a passo de como migrar sua conta individual para conta conjunta na Interactive Brokers. Espero que seja útil a vocês.
Continuem dando sugestões e tirando suas dúvidas por aqui ou pelo twitter do BPMilhao. A ideia é termos um banco de dados com tutorias autoexplicativo sobre como investir no exterior. Vamos juntos aprender!
Bons investimentos à todos.
BPM
Obrigado pelo Post.. Foi muito esclarecedor e didático.. Estava prestes a abrir uma offshore sem necessidade para fugir dos 40%..
Obrigado pelo post !
A parte que nao entendi ,
Foi depois de aberta a conta conjunta ,
Como faço pra transferir os ativos e o saldo da conta individual pra essa conta conjunta !
Obrigado
Obrigado pelo post !
A parte que nao entendi ,
Foi depois de aberta a conta conjunta ,
Como faço pra transferir os ativos e o saldo da conta individual pra essa conta conjunta !
Isso é feito automaticamente pela IB Lucas. Só aguardar.
Caso eu abrir uma conta conjunta numa corretora americana, a isenção de $60k para isenção de Imposto sobre herança dobra para $120k? Nunca achei uma resposta convincente sobre essa pergunta…
Ezequiel, minha interpretação é que não dobra. Isso é um benefício da conta e não de cada titular.
As imagens não estão sendo carregadas
No caso dos ativos pertencerem 100% ao PrimeiroTitular e a conta conjunta ser criada somente para fins de sucessão e herança. O SegundoTitular fica dispensado de informar os ativos e rendimentos no seu IR pessoal, ou ambos precisam declarar com 50% cada ?
Maurício, a declaração segue os mesmos padrões de conta conjunta no Brasil. De qualquer maneira ainda tenho algumas dúvidas sobre essa declaração que vou tirar com a RFB.
Ola!
Eu também estou com essa mesma dúvida =(
O que o segundo titular deve fazer em relação ao IR (informar os ativos e rendimentos no IR).
Leandro, eu consultei um auditor da RFB que me disse para lançar 100% para cada um. Apesar de parecer estranho, ele me disse que não da pra saber quem tem quanto, por exemplo, quem tem 99% e quem tem 1%? Como os dois podem ter tudo ou podem ter nada, ele disse pra lançar tudo e não 50% pra cada porque os dois são titulares.
Entendi… e o segundo titular deve declarar da mesma maneira que o primeiro titular em bens e direitos?
Como explicar para a receita o aumento súbito do patrimônio?
Então, foi exatamente o que o auditor me disse. Como não há venda de ativos então não houve ganho de capital. Na hora do ganho de capital você tem que declarar. Deixe discriminado que foi lucro de venda de ativos.
Se você vai declarando ano a ano certinho, não terá aumento súbito de patrimônio porque o histórico vai mostrar que você vem acumulando há anos.
Para a RFB o que interessa é o imposto sobre ganho de capital e não o que você tem declarado.
Gostaria de saber se o segundo usuário também for investidor ele terá que abrir uma conta separada também e pode colocar o primeiro usuário como Second Holder? Ou os dois podem/devem investir juntos na mesma conta? Nesse caso como seria declarar o IRPF falando os valores de cada um, dividendos, e geração DARFs?
Acho que é uma pergunta complexa:)
Os dois operam na mesma conta. É igual conta conjunta no Brasil, lança igual no imposto.